quarta-feira, 24 de junho de 2009

Lula e o Irã

Registramos aqui alguns pronunciamentos a respeito do posicionamento de Lula da Silva e do PT sobre a ditadura iraniana e a fraude na reeleição de seu companheiro Ahmadinejad. Prepare seu Engov.

Lula: protesto no Irã é demonstração de quem perdeu
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que as manifestações contra o resultado das eleições no Irã são "demonstrações de quem perdeu". "Ele recebeu mais de 60% dos votos. Isso é algo expressivo", afirmou Lula, em Genebra, na Suíça. "Essas manifestações são de quem perdeu. Eu mesmo já participei de muitas assim", disse. O presidente brasileiro afirmou que visitará o Irã em 2010 e que o convite para Ahmadinejad ir ao Brasil está de pé.
http://www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=1167401


Lula: Irã tem direito a programa nuclear com fim pacífico
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em Nova York, antes de embarcar para o Brasil, que o Irã tem o direito de manter seu programa nuclear, desde que seja para fins pacíficos. "Até agora, o Irã não cometeu nenhum crime contra a orientação da ONU (Organização das Nações Unidas) com relação às armas nucleares", declarou.

"Acredito nas negociações e que ninguém deve ser punido antecipadamente", comentou Lula. "Se o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, quer enriquecer urânio e tratar da questão nuclear de forma pacífica como o Brasil faz, é um direito do Irã." O presidente acrescentou que todos os países estão subordinados às orientações da ONU.
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2007/09/25/lula_ir227_tem_direito_a_programa_nuclear_com_fim_pac237fico_1020087.html


Povo do Irã não pode ser 'vítima de irresponsabilidade', diz Lula
'Ou a justiça iraniana (intervém) ou o governo e a oposição se sentam e param o conflito', afirma presidente
RIO DE JANEIRO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nesta terça-feira, 23, as mortes provocadas no Irã pela repressão aos manifestantes que protestam contra fraude eleitoral e disse que o povo iraniano não pode se transformar em vítima da irresponsabilidade de agentes políticos. "Há uma oposição que não se conforma (com o resultado das eleições). O resultado desse conflito são inocentes morrendo, o que é lamentável e inaceitável por parte de qualquer democrata do mundo", afirmou o presidente em declarações a jornalistas no Rio de Janeiro.
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,povo-do-ira-nao-pode-ser-vitima-de-irresponsabilidade-diz-lula,391858,0.htm

Não cabe ao Brasil julgar o que acontece no Irã, diz Amorim
SÃO PAULO - O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, evitou nesta segunda-feira, 22, opinar sobre a crise política iraniana. Indagado sobre o impasse por jornalistas no programa Roda Viva, da TV Cultura, o chanceler afirmou que "não cabe ao Brasil dizer o que o Irã tem que fazer". "O país tem o sistema dele. Bom ou mau, isso cabe ao povo iraniano julgar (...) não cabe ao Brasil tomar uma posição."
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,nao-cabe-ao-brasil-julgar-o-que-acontece-no-ira--diz-amorim,391314,0.htm

Lula quer visitar o Irã: "não há prova de fraude em eleição"
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira em Genebra que "não há provas" de que tenha havido fraude nas eleições iranianas e afirmou que pretende definir uma data para visitar o país no ano que vem.
"Veja, o presidente (iraniano Mahmoud Ahmadinejad) teve uma votaçao de 61, 62%. É uma votação muito grande para a gente imaginar que possa ter havido fraude", disse Lula em entrevista.
"Eu não conheço ninguém, a não ser a oposição, que tenha discordado da eleição do Irã. Não tem número, não tem prova. Por enquanto, é apenas, sabe, uma coisa entre flamenguistas e vascaínos", afirmou o presidente.
Lula afirmou ainda que a polêmica em torno da reeleição de Ahmadinejad não muda os planos de visitas entre representantes dos dois países. Ahmadinejad cancelou uma visita ao Brasil marcada para maio deste ano, afirmando que queria esperar o fim do processo eleitoral no seu país.
"Ele viria, pediu para esperar o processo eleitoral, mas pode vir na hora que quiser, eu recebo do mesmo jeito", disse Lula.
Questionado se pretende ir ao Irã, o presidente também foi assertivo.
"Eu pretendo ir ao Irã. Eu pretendo arrumar uma data para o ano que vem e fazer uma visita ao Irã porque nós temos interesses em construir parcerias com o Irã, em trocas comerciais com o Irã", afirmou.
"O Brasil vai fazer todas as incursões que precisarem ser feitas para estabelecer as melhores relações com todos os países do mundo, e o Irã é um deles."
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3825430-EI308,00-Lula+quer+visitar+o+Ira+nao+ha+prova+de+fraude+em+eleicao.html

Nenhum comentário: