segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Esse é diferente!

Tão diferente que seu motorista pode tomar uma Heineken ao volante na cara dura... A foto foi tirada na carreata de Elmano, candidato petista em Fortaleza.


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Vergonha alheia

O blog Commedia Globale não tem esse nome por acaso. Por isso o artigo na coluna de Augusto Nunes na Veja deve constar aqui transcrito na íntegra. Aproveitem esse momento ímpar de vergonha alheia.


 Mostra de Caravaggio no Palácio do Planalto: Dilma Rousseff, crítica búlgara, analisa o mestre do claro-escuro com uma visão inédita e complexa: “Ele é, sem sombra de dúvida, um grande pintor”


CELSO ARNALDO ARAÚJO


A expertise da presidente como monitora de artes já tinha sido demonstrada na visita da finada Hebe ao Palácio do Alvorada – durante a qual, por muito pouco, ela não convocou o Inspetor Clouseau para investigar o súbito aparecimento do nome de uma certa Elenira num quadro da pintora Djanira ali exposto.

Ok, qualquer um pode tomar Djanira como Elenira ─ esta nunca existiu, a não ser na leitura apressada de Dilma, mas Djanira não é inconfundível. Agora estamos falando de Caravaggio, Michelangelo Merisi da Caravaggio, patrimônio da humanidade, membro do olimpo supremo de pintores de todas as eras, criador de estilo absolutamente próprio, revolucionário a seu tempo e para sempre.

Em cooperação com o governo da Itália, seis telas de Caravaggio, depois de expostas com grande sucesso em São Paulo e Belo Horizonte, agora fazem escala em Brasília ─ mais precisamente no Palácio do Planalto. E não é para menos: a anfitriã, detentora de uma alentada penacoteca ─ uma pinacoteca num pendrive ─ se diz caravaggista de carteirinha. Coube a ela, é claro, inaugurar a mostra, aberta ao público até domingo, dia 14.

Esperem: entre os presentes não está Carlinhos Brown? Sim, Caravaggio é do timbau. É a ele que Dilma se dirige, inicialmente:
“Sabe, Carlinhos, eu tô muito feliz de te receber aqui. Uma exposição dessa ela…”

Pausa. Construções sintáticas como “uma exposição dessa ela” já estão a merecer uma “instalação de dilmês” no Museu da Língua Portuguesa. Sigamos.

“Uma exposição dessa ela exige certos cuidados. Nós vamos ver seis obras de um grande, mas um dos maiores pintores, é, não só, que a Itália deu pro mundo”.

É a primeira vez que vêm à tona, no discurso de inauguração, as únicas três coisas que Dilma sabe dizer sobre Caravaggio: ele não só é um grande, mas um dos maiores pintores; e veio da Itália. Isso será repetido logo diante, para não deixar dúvidas e esgotar o assunto.

Mas por que Caravaggio no Planalto? É fácil explicar ─ menos para Dilma:
“Eu queria dizê que pra mim é um momento especial porque nós estamos aqui numa obra moderna, original, que é o Palácio do Planalto. E ao mesmo tempo estamos recebendo seis telas dum dos maiores pintores”.

Hum. Certamente terá a fã número 1 de Caravaggio tentado estabelecer uma dicotomia temporal entre a obra contemporânea do mestre Niemeyer e as seculares, do mestre italiano. Uma espécie de “chiaroescuro” entre dois momentos da história das manifestações artísticas humanas. Sabe um quadro de Velázquez no Masp da Avenida Paulista? De nada, presidente. Mas esse “estamos aqui” e “ao mesmo tempo” ficou muito esquisito.

Já está achando que Dilma entende tanto de Caravaggio quanto Carlinhos Brown? Você se surpreenderá ao ouvir a porção Robert Hughes da presidente, desafiando até o state-of-the-art da história da arte:
“Que tem gente que diz que (Caravaggio) é do barroco. E eu, pessoalmente, acho que ele é maneirista”.

Hum, hum. Esse “é do barroco” já soa como a versão barraco de quem não sabe o que é ser barroco. E o “gente que diz” inclui aí os maiores críticos de arte do mundo. Bem, se Dilma não quer que Caravaggio seja barroco, azar dos barrocos e de Caravaggio. Agora, se a crítica búlgara “acha” que ele é maneirista, ou seja, um representante do maneirismo, existe aí um pequeno problema cronológico. O dia foi corrido, ela não deve ter conseguido decorar bem a ordem dos termos. Como se ensina nas aulas de arte do ensino médio – se bem que isso pode ter mudado, não sei ─ Caravaggio foi justamente quem deu nova vida à pintura italiana rompendo os artifícios da velha escola maneirista. Ele opôs corpos reais, na bicromia claro-escuro, aos fantasmas maneiristas ─ figuras etéreas, ectópicas. Nas pinturas dele, santos ─ como o São Jerônimo exposto no Planalto ─ ganharam cara de gente comum. É o caso de dizer, Dilma: Caravaggio não foi, de maneira alguma, maneirista. Ao contrário.

Mas a aula de nossa guia não terminou. Depois de desafiar os historiadores, ela retorna ao conceito inicial, desta vez com um trocadilho sábio sobre o mestre do claro-escuro.
“Ele é, sem sombra de dúvida, um grande pintor”.
Perceberam o alcance do jogo de palavras? Claro, escuro, sem sombra, sem dúvida…

Faltava, porém, o toque mais pessoal da admiradora ─ ponto alto da apresentação. Sim, críticos também podem ter suas preferências:
“Eu queria dizê que ele é um dos pintores que na minha vida mais me impressionaram”, como se fosse possível que Caravaggio tivesse impressionado Dilma na vida de Marco Aurélio Garcia. Prossegue, mas vai complicar um pouco:

“Acho que ele tem um, uma própria, a vida dele é altamente dramática e, pra não dizer, em alguns aspectos, trágica”.
Dilma poderia estar falando de 98% dos pintores e artistas do milênio passado, sobretudo entre os séculos 15 e 19. Caravaggio tem algo especial:
“Mas ele foi sempre um grande, um grande (pausa dilmística)… degustador da vida. E isso tá expresso em cada pintura que ele nos legou”.

Claro, o homem inconvivível, que andava de cidade em cidade procurando briga, agredindo e sendo espancado, e que morreu aos 39 anos, da soma dos flagelos que recebeu, era um “degustador” da vida, na visão de Dilma e em “cada pintura que ele nos legou”. Veja apenas o “São Jerônimo que escreve”, exposto no Planalto: a caveira pousada sobre o livro faz parte do menu-degustação de Caravaggio, que também foi fio-condutor de outro submovimento, o tenebrismo.

No fim, apesar do momento festivo, não podia faltar uma bronca da dona da casa:
“Lamento,viu embaixador, que a que eu mais gosto não tenha vindo, que é o Cupido Adormecido”.

Taí, título fácil de ser decorado. O quadro, de fato, é uma beleza ─ se bem que quem realmente gosta e entende um tantinho de arte nunca usaria um “mais gosto” em relação à pintura de um grande mestre.

Atenção: a esplendorosa mostra Caravaggio no Palácio do Planalto só vai até domingo. Antes de sair de casa, certifique-se de que o horário escolhido não cai no plantão da guia Dilma.




PS: Acabo de me dar conta, numa segunda leitura da transcrição do video (sim, o dilmismo exige pesados sacrifícios), de um detalhe que confirma a absoluta e categórica falta de intimidade entre a crítica búlgara e Caravaggio: durante todo o discurso de inauguração da mostra de “um dos maiores pintores”, ela não menciona uma única vez o nome de Caravaggio. Nem certo, nem errado. Nenhuma vez.

Tenho a impressão de que, na história da República, em qualquer campo da atividade humana, jamais um presidente da República tenha inaugurado alguma coisa ou homenageado alguém sem mencionar o nome próprio da coisa ou da pessoa.

Ou não decorou ou não sabe como se pronuncia Caravaggio — ou é um fenômeno de elisão, próprio do dilmês.

Mensalão: STF já condenou corruptos. Faça a sua parte.

Mais um vídeo primoroso do @exilado no Implicante. O retrato de uma época. Reparem que eles cantam, de pé e emocionados, o hino da Internacional Socialista. Reparem ainda no projeto de poder, no projeto de dominação do estado e em como eles falam disso abertamente em seus encontros e congressos.

Esse caso do mensalão é apenas um detalhe na estratégia comunista. Os mesmos juízes que condenaram esses quadros do partido legalizaram o aborto de "anencéfalos", as cotas raciais e foram contra a extradição do terrorista italiano Cesare Batistti.

Não é hora de baixar a guarda. Divulguem esse vídeo, façamos a nossa parte.


sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Coletânea Eduardo Suplicy

Como o senador Eduardo Suplicy é ridículo demais, até para os padrões bananeiros, merece um lugar de destaque entre as figuras mais constrangedoras e patéticas da Bananalândia. Vamos curtir uma coletânea de momentos vergonhosos e caricatos desse bananão-mor, desse traste defensor de bandidos.


Aí está o garoto de recados do terrorista italiano Cesare Battisti.




Aqui esse coitado se presta ao papel ridículo de desfilar pelo Senado vestindo uma cueca vermelha sobre a calça do terno.



Agora, do alto de sua erudição, cita solenemente os Racionais MC. Música de bandido.



O caso mais recente: o ilustre senador chora com a carta da filha de nome esquisito do corruptor condenado Genoíno. Uma cena patética.



E antes que venha algum chato me alugar, eu tirei, sim, essa sequência de vídeos maravilhosos de Suplicy do blog do Reinaldo Azevedo!




O Sequestro do empresário Abilio Diniz


Um resumo da história


Do site A Verdade Sufocada


Na manhã do dia 11 de dezembro de 1989, o empresário Abilio Diniz, do grupo Pão de Açúcar, foi sequestrado quando se dirigia a seu escritório. Seus sequestradores eram estrangeiros militantes do MIR - Movimento de Esquerda Revolucionária - organização chilena.
O sequestro fora planejado   quase um ano antes pelo MIR e pelas Forças Populares de Libertação - FPL, uma das facções da então guerrilha de El Salvador.
(...)
Descobriu-se entre outras coisas que no cativeiro os bandidos mantinham  um caixão funerário  para enterrar o prisioneiro caso ele morresse.
(...)
Abílio Diniz foi libertado à véspera da primeira eleição direta para presidente da República após o regime militar, disputada por  Collor e Lula 
(...)
As investigações levaram a polícia a nomes de vários petistas em agendas dos criminosos – todos eles integrantes de organizações de esquerda que haviam optado pela luta armada na América Latina. Isso levou a polícia a vincular o caso ao PT, que tinha em seu quadro vários  militantes da luta armada. Para complicar, os sequestradores foram apresentados à imprensa com camisetas da campanha de Lula, encontradas nas casas que haviam alugado.
(...)
Logo depois iniciou-se  uma movimentação, em nome dos direitos humanos, liderada pela embaixada canadense para transferir para o Canadá dois seqüestradores daquele país, Christine Lamont e David Spencer. O lobby acabou sendo apoiado pelo senador Eduardo Suplicy, do PT, pelo então Secretário de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, José Gregori, e pelo próprio ministro Renan Calheiros, que estava na pasta da Justiça.

Dez anos depois do sequestro, Lula, convencido pelo advogado Luiz Eduardo Greenhalgh, visitou os presos em greve de fome - como Battisti faz agora  - , e passou a defender a expulsão dos prisioneiros . O  Senador Suplicy , como também age agora com Battisti, fez uma visita de cortesia aos “coitadinhos” presos. 

O  então Secretário de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, José Gregori, não sossegou  até que os bandidos fossem soltos. Dom Evaristo Arns, como sempre agiu com terroristas, levou suas  bênçãos  aos " pobres coitados". Na época, Lula chegou a pedir a interferência do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Graças a um acordo de troca de presos entre o Brasil e o Canadá, aprovado pelo Congresso, os canadenses David Spencer e Christine Lamont foram extraditados para o Canadá. No início de 1999, os nove estrangeiros foram expulsos e o único brasileiro do grupo, Raimundo Rosélio da Costa Freire, foi indultado 

Convém esclarecer que os sequestradores de Diniz queriam ser expulsos do Brasil porque sabiam que seriam libertados ao chegarem aos seus paises.

_______________________________________________________

Voltei.

Então qual foi minha surpresa ao buscar pela história desse sequestro no Google e perceber que a primeira referência é uma página comunista ligada à CUT e ao PT!


A página cita uma pesquisa acadêmica que sustentaria a tese de que houve um complô da direita para manipular "a mídia" de modo que a população ligasse o PT ao MIR chileno e, dessa maneira, prejudicasse a eleição de Lula em 1989, na disputa contra Collor.

Segundo o raciocínio "genial" do site vermelho, a cobertura da imprensa fez com que as pessoas vinculassem o PT ao MIR e, dessa maneira, deixassem de votar no molusco. 

Sustentam ainda que as camisetas do PT que os sequestradores de Diniz estavam vestindo foram colocadas pelos policiais. Para sustentar a tese, se valem do... depoimento dos sequestradores! rsrs

O troço é tão ridículo que eles chegam a usar a manchete de um jornal do Acre para sustentar que a "grande mídia" estava em conluio contra a candidatura do Lula!

Mais engraçado ainda é que a própria autora da pesquisa acadêmica foi à seção de comentários para esclarecer que não era nada daquilo, que a conclusão de sua tese não apoiava o que eles tentavam induzir aos incautos! Ou seja, sua tese havia sido usada para tentar forjar uma interpretação tendenciosa!




A esquerda sempre usa essa velhíssima estratégia de culpar o carteiro pelas más notícias. A imprensa apenas noticiou os fatos. Aliás eles estão usando tal expediente atualmente, no caso da condenação dos mensaleiros  petralhas Zé Dirceu, Genoíno, João Paulo Cunha e Delúbio Soares, entre outros. Segundo os "iluminados", a culpa é da imprensa!

Deixo linkado aqui os comentários de Reinaldo Azevedo sobre o assunto.

E esse foi mais um capítulo da prolífica série de presepadas do ilustre senador Eduardo Suplicy. Esse senhor ridículo não trabalha por São Paulo, mas pelo PT e pelo movimento revolucionário internacional. Defensor de bandidos, terroristas e sequestradores, usa de sua imagem de bonachão e caricato para ser a vaselina do PT na mídia. Não sei se isso surte algum efeito positivo, mas o fato é que sua carreira passou incólume por todos esses episódios. Ele leu a carta de Batistti, ele teve sucesso na defesa dos sequestradores de Diniz, ele está defendendo os mensaleiros, sua voz é ouvida e tem espaço na tão odiosa "grande mídia".

Desde o caso do sequestro de Diniz ele teve amplo espaço na mídia. Suas ações foram amplamente noticiadas, suas declarações foram veiculadas, ele inclusive chorou pelos coitadinhos dos sequestradores, oras bolas!

Por isso, inocente ele não é. Bobo também não. Apenas um senhor caricato, perigoso e desonrado que merece ser defenestrado do poder com um belo chute no traseiro, para fechar sua história grotesca de maneira condizente.





Como se vota na Venezuela

A matéria do O Globo revela como se vota no lugar onde, segundo o molusco, "há democracia até demais". O conteúdo da matéria e o vídeo são revoltantes.
AQUI

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

As Top 10 Beldades Lulo-petistas



A Era lulo-petista vem sendo marcada por diversas idiossincrasias bananísticas. Metáforas futebolísticas, política externa à la Eixo do Mal, entre outras características peculiares, quase sempre grosseiras e mequetrefes.

O Apogeu das Tribufus é, no entanto, um marco na história, o momento de glória para as quase sempre mal-ajambradas damas do poder. "Nunca antes na história deztepaíf" tanta mulher feia esteve com a faca e o queijo nas mãos. Menos mal, pelo menos elas não estão com uma vassoura e um gato preto nas mãos.

Poderia dizer que este é um problema da política, que desgasta nossas musas, a ponto de transformá-las em semi-homens mas, se fosse assim, como explicar a graciosa Sarah Palin, imersa em responsabilidades muito mais desgastantes?



Também não é uma questão de idade, pois Margaret Thatcher manteve-se sempre uma dama-de-ferro bonita e elegante, mesmo em idade avançada.



Resta uma questão: ser esquerdista. O problema primordial com as esquerdas, no fim das contas, é um problema estético. Antes dos erros conceituais, da cegueira ideológica, da economia pífia, dos crimes contra a Humanidade, vêm as sandálias de couro fedido, as camisas do Che, os sovacos cabeludos das moças, dias e dias sem tomar banho, os shows dos Los Hermanos, as greves, a maconha, os congressos. Quem estudou numa faculdade pública sabe do que estou falando. É essa gritaria deselegante que as maltrata inexoravelmente.

Com o perdão das esquerdistas mais ajeitadinhas, uma minoria nesse habitat barangal, como a Gleisi Hoffmann e a Manuela "Foice e Martelo" D'avila, feiúra é fundamental (às esquerdas).





Mas basta de digressões. Após penetrarmos nos porões governistas, num trabalho árduo e ingrato que consumiu nosso sono e nossa fome, conseguimos reunir o que há de mais medonho curioso no universo feminino lulo-petista e reunimos esses exemplares de tão excêntrica fauna numa lista das Top 10 Barangas Beldades Lulo-Petistas do Universo. 


TOP 10 BELDADES LULO-PETISTAS



Angela Guadagnim (Menção Horrorosa Honrosa)





Nossa mestra no saracoteio merece posição de destaque com o ridículo alegre bambolear das suas avantajadas cadeiras entre as cadeiras do Salão do Planário da Câmara. Puro suíngue, ritmo e sensualidade.



10º LugarMaria do Rosário




Não se deixem enganar pelo nome carola. Maria do Rosário é uma "diabinha" rsrs! Ela gosta de uma boa balada e não curte muito essa coisa chata de família, moral e bons costumes. Sorte nossa.


9º Lugar
Ana de Hollanda





A cunhada preferida de 9 entre 10 mulheres de esquerda nos brinda com sua voz de maritaca aveludada e seus traços esguios. Mas nem tudo são flores para Aninha que, talvez por inveja, as esquerdistas não apreciam muito nossa musa. Para essas invejosas cunhada, na verdade, é parente: não se escolhe.


8º Lugar
Marta Suplicy




Marta Suplicy, devido às suas raízes elitistas e cremes caros poderia até figurar numa posição abaixo do nosso Top 10. Mas o exagero no botox, que fez com que ela ganhasse o apelido de Martóxica, a conduziu com justiça à oitava colocação.



7º Lugar
Marilena Chauí




Marxilena, para os íntimos, não faz parte do governo, pelo menos não oficialmente. Ela é um exemplo de intelectual orgânica, numa incansável defesa teórica dos ideais humanistas de Marx, Mao, Lenin, Stalin e Che. A mistura de beleza, charme e inteligência costuma agradar os homens nas assembleias e congressos Brasil afora.


6º Lugar
Dilma Rousseff 




A presidenta (sic), como ordena ser chamada, é uma mulher elegante, com traços finos e movimentos sutis. Sua articulação verbal a deixaria em vantagem caso este fosse um concurso de Miss. Certamente seu raciocínio rápido, sua naturalidade e desenvoltura fariam com que ela se destacasse perante suas concorrentes.



5º Lugar
Erenice Guerra





Erenice figurou no começo do governo Dilma tendo uma relação ~próxima do poder central. Foi defenestrada de maneira dramática pela ~amiga e ~confidente, mas sua beleza escultural permanece nessa lista, para nossa ojeriza deleite.


4º Lugar
Ideli Salvatti




Essa sindicalista, no brilho de suas 60 primaveras, gosta de lanchas, de sorrir, de tuitar e é fiel aos Sarney amigos. Gostaria de aprender a pescar e ocupa um honrado quarto lugar na nossa lista.


3º Lugar
Eleonora Menicucci




Figurando em nosso glorioso pódio, Eleonora nos encanta com seu olhar meigo e sincero. Ela A-DO-RA bebês e seu hobby é estudar medicina. 


2º Lugar
Graça Foster




Seu nome já diz tudo: ela é uma graça! Suas medidas (busto 12; cintura 08; e quadril 12, harmonicamente distribuídos em seus 2,75m de altura) superam, em muito, qualquer uma dessas modelos capitalistas duzianques.  


1º Lugar
Iriny Lopes




Finalmente a grande vencedora! A maior baranga beldade lulo-petista! Uma mulher que une feminilidade, elegância, simpatia e sensualidade a toda prova. É tão linda que o famoso cartunista Laerte passou a imitá-la. Nossa campeã, lançando tendências! Pode abrir a champanhe, Iriny, a taça é sua!