sábado, 18 de abril de 2009

E peidar, ainda pode?

O Estado agora irá determinar suas roupas

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u552141.shtml

Taxistas de Brasília agora têm uniforme e precisam vestir roupa "esporte fino".

Taxistas que trabalham no aeroporto e na área central de Brasília precisam se vestir em estilo "esporte fino". Segundo portaria publicada pelo governo do Distrito Federal, em vigência desde fevereiro, homens e mulheres devem usar camisa social clara e lisa --de preferência branca, creme ou bege--, calça social preferencialmente preta ou azul ou saia na altura dos joelhos.

Homens ainda devem usar meias que combinem com a roupa e da mesma cor de sapato e cinto. A portaria também diz que o taxista deve ter "aparência pessoal adequada": asseio corporal diário, cabelos arrumados, barba aparada e unhas limpas e aparadas.

Quem desrespeitar a regra é notificado. Se não entrar na linha, é advertido e multado em R$ 225. Até agora, foram 188 os taxistas repreendidos pela primeira vez e 11 pela segunda, afirma a Secretaria de Transportes do Distrito Federal, autora da portaria. A decisão do traje padrão veio depois de reclamações de usuários, diz Dilvan da Mata, diretor da secretaria.

O estado irá determinar o que você faz na sua propriedade

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u547934.shtml

Nova lei limita fumo em São Paulo

A chamada lei antifumo, aprovada terça-feira (7) pela Assembleia Legislativa de São Paulo --com 69 votos a favor e 18 contra--, bane o uso de cigarro e derivados de tabaco em ambientes de uso coletivos --públicos e privados-- em todo o Estado.


Entre os locais com restrição ao fumo estão bares, boates, restaurantes, hotéis, escolas, museus, pousadas, áreas comuns de condomínios, casas de show, açougues, padarias, farmácias e drogarias, supermercados, shoppings, ginásios esportivos e estádios, todas as repartições públicas, hospitais e até carros de polícia e táxis.


O fumo nos espaços abertos desses locais será permitido se não houver toldos, telhados, paredes e divisórias, ainda que provisórios. O projeto estabelece que os locais devem fixar um aviso da proibição, em pontos de ampla visibilidade, com indicação de telefone e endereço dos órgãos estaduais responsáveis pela fiscalização.


Antes de entrar em vigor, no entanto, o governo deverá realizar uma ampla campanha educativa para explicar o que muda com a lei. O projeto também prevê que o Estado disponibilize medicamentos e dê assistência médica aos fumantes que queiram largar o cigarro.
A lei não prevê punição ao fumante infrator, mas os estabelecimentos podem ser multados por órgãos estaduais de vigilância sanitária com base no Código de Defesa do Consumidor, podendo ser interditados.


O projeto de lei 577/2008 ainda aguarda sanção do governador José Serra (PSDB), que tem dez dias para se manifestar. A lei entra em vigor 90 dias após sua publicação no "Diário Oficial".

O estado irá determinar o que seus filhos (e você) comem

http://noticias.br.msn.com/brasil/artigo.aspx?cp-documentid=19256369

Alesp aprova proibição à venda de coxinha em escolas

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou quarta-feira, por acordo de liderança, projeto de lei que proíbe a venda de lanches, bebidas e outros alimentos de alto teor calórico e que tenham gordura trans pelas lanchonetes de escolas públicas e particulares no Estado, tais como coxinhas, balas e refrigerantes. O projeto vai agora para o gabinete do governador José Serra (PSDB), que poderá sancioná-lo ou vetá-lo. De autoria da líder do PR na Assembleia Legislativa, Patrícia Lima, a proibição inclui também - entre outros produtos com poucos nutrientes -, salgados de massas e folhados, frituras em geral, biscoitos recheados, salgadinhos e pipocas industrializados, sucos artificiais, pirulitos e gomas de mascar.


Segundo Patrícia, "o cardápio inadequado nas escolas pode repercutir negativamente na saúde dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento do sobrepeso, obesidade, dislipidemia (presença de níveis elevados ou anormais de lipídios e/ou lipoproteínas no sangue), diabetes, hipertensão, problemas hepáticos, doenças arteriais, sem falar na baixo autoestima, discriminação social, entre outros vários problemas".


A proposta determina também que as lanchonetes das escolas deverão vender ao menos dois tipos de frutas. Os estabelecimentos dentro de colégios deverão ainda fixar em local próprio e visível um mural com informações sobre os benefícios da medida. Quem não cumprir a lei (caso o projeto seja sancionado na íntegra pelo governador) poderá ter o estabelecimento fechado, temporariamente, até a regularização, e pagar multa no valor de 3 mil Unidades Fiscais de Referência (Ufirs).


__________________________________________________________

Até quando as pessoas vão achar isso normal???
Hoje é o taxista, amanhã seremos eu e você.
E já não restará ninguém para reclamar.
Peidar ainda pode?

Nenhum comentário: